sábado, 27 de Abril de 2024  18:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-07-2005

Confraria elege os melhores vinhos Bairrada


Vinhos

“Quinta da Mata Fidalga e Caves São Domingos” foram considerados os melhores vinhos da Bairrada, colheita 2004, respectivamente vinho branco e vinho tinto, eleitos no 25º concurso da Confraria dos Enófilos da Bairrada, que decorreu, no último sábado, no Museu do Vinho, em Anadia, e que contou com o novo director da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral.

Bons vinhos

Luís Pato, presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, na hora da entrega dos prémios, começou por se referir à recente alteração dos estatutos do vinho com denominação Bairrada, que começou a mostrar os resultados, neste concurso.

“Na verdade, se nos brancos a casta branca da Borgonha está presente nos que encabeçam os prémios, nos melhores, ela está acompanhada pela melhor casta da região, sendo esta, por vezes, a dominante do lote, nos tintos uma casta nacional com origem na região vizinha mostra o seu perfeito casamento com a estruturante casta, dominante da região”.

Já os tintos e os brancos que se apresentaram a concurso, sem esquecer o rosé, eram, segundo Luís Pato, “vinhos de excelência daí, o número, que para muitos poderá parecer exagerado, de medalhas das diversas cores”.

Assim em duas safras contínuas, a região mostrou que pode criar vinhos, sejam rosés, brancos ou tintos, talvez porque o clima foi propício, mas certamente porque o trabalho da vinha e na adega começam a dar os seus frutos.

Efeitos do aquecimento

Luís Pato realçou ainda os efeitos benéficos do aquecimento global que se tem feito sentir na Bairrada, mormente desde 2003.

Pato relembrou que 2003 foi um ano quente e os vinhos de 2004 foram melhores, sobretudo os vinhos tintos. “As alterações climatéricas têm sido prejudiciais para muita coisa, mas para a Bairrada nem tanto”.

O presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada sublinhou ainda que começam a ser efectuados investimentos de vulto na Bairrada que têm resultado numa melhor produção e em vinhos de qualidade para a região. Aliás, todos têm a “noção de que o trabalho da vinha é importante e sem uma boa uva não há bons vinhos”, defendeu este reconhecido produtor de vinhos.

Lamentou-se, ao novo director da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, António Ramos, dos fracos recursos existentes que possibilitam uma pouca promoção da Bairrada. “É necessário exigir mais à Viniportugal para promovermos a região. Ora se os produtores pagam a taxa de produção, então é necessário apostar mais na divulgação dos vinhos”, solicitou Luís Pato, reforçando que “o vinho necessita de apoios para uma penetração no mundo global, assim como a necessidade de apoios para a reconversão das vinhas e consequente produção de vinhos do agrado dos consumidores”.

Defendeu ainda que a negociação do novo programa VITIS (apoio à viticultura) no Quadro Comunitário de Apoio (QCA) “deverá ter em conta o interesse estratégico da nossa viticultura, mas também deve incidir, sobretudo, num dimensionamento que torne viável, no futuro, a sobrevivência do viticultor”.

Luís Pato fez votos para que o VITIS prossiga no próximo QCA e que Portugal saiba projectar o vinho, um dos seus produtos do sector primário mais apreciados.

Promoção

Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, defendeu também uma melhor divulgação dos vinhos Bairrada, exemplificando que “muitos das vezes os vinhos Bairrada não constam das cartas de vinhos nos restaurantes em Lisboa”. “É necessário apostar na divulgação deste excelente produto”, reforçou Litério Marques, sublinhando que a realização da Feira do Vinha e do Vinho é organizada com o intuito de divulgar este sector tão importante para a Bairrada

Por último, António Ramos, director da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, garantiu que tudo vai fazer para promover a região da Bairrada e, dentro das suas possibilidades, dar seguimento aos programas de apoio ao sector.

Mostrou-se favorável aos grandes investimentos que possam ser efectuados no sector da viticultura, mas que passem pela criação de empregos.

Os melhores vinhos

O melhor vinho branco, Quinta da Mata da Fidalga

O melhor vinho tinto, Caves São Domingos

Vinhos Brancos, Produtores individuais

Medalha de Ouro, Quinta da Mata Fidalga

Medalha de Prata, Quinta do Ferrão e Sociedade Agrícola Colinas de S. Lourenço

Medalha Bronze, Quinta de Baixo e Graça Maria da Silva Miranda

Adegas Cooperativas

Medalha de Ouro, Adega Cooperativa da Mealhada

Medalha de Prata, Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro

Medalha de Bronze, Adega Cooperativa de Cantanhede

Empresas Individuais

Medalha de Ouro, Caves Primavera

Medalha de Prata, Caves São João

Vinhos Rosados

Medalha de Ouro

Sogrape Vinhos

Vinhos Tintos, Produtores Individuais

Medalha de Ouro, Quinta da Mata Fidalga e Manuel dos Santos Campolargo

Medalha de Prata, Quinta de Baixo, Quinta do Encontro e Quinta da Rigodeira

Medalhas de Bronze, Sociedade Agrícola Colinas de S. Lourenço, Graça Maria da Silva Miranda e Maria Gisela Simões Mariz Santiago

Adegas Cooperativas

Medalha de Ouro, Adega Cooperativa da Mealhada e Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro

Medalhas de Bronze, Adega Cooperativa de Cantanhede

Empresas Individuais

Medalha de Ouro, Caves São Domingos e Caves São João

Medalha de Prata, Caves Aliança, Caves Primavera e Caves Messias


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®